top of page

Professor Jací (título provisório)

É realmente maravilhoso conhecer pessoas que nem pensam na possibilidade de não viver uma vida em direção Ã  plenitude. O Professor Jací Ã© uma dessas pessoas. Nascido embaixo de um carro de boi, irmão de outros 13, ainda jovem deu um jeito de ir estudar na cidade grande. Foi viajar para a Europa e para o norte da América na aventura dos anos 60 e 70 e de aprendeu muito bem o inglês, o que lhe permitiu se tornar professor do idioma. 

Após a morte de seu pai, as terras da família foram vendidas para uma mineradora. Jací foi o único dos 14 filhos a se opor, e com sua parte do dinheiro comprou terras de cerrado nos arredores de Brasília, hoje conhecidas por "Cachoeirinha". O professor passou 40 anos recuperando as terras, então devastadas por práticas exploratórias abusivas, e hoje a Cachoeirinha está exuberante - ao contrário das terras vizinhas, desoladas. 

Jací conversa com as plantas, inventa sistemas de irrigação, recebe crianças para acampamentos ecológicos, conhece cada folha, cada planta e suas propriedades medicinais e nutritivas; 

Atualmente, Jací enfrenta as adversidades de seguir a ecologia como diretriz de vida - a ecologia profunda, diga-se de passagem, o modo de viver potencializando a vida, lindamente, sem massacrar e drenar os arredores, deixando um deserto morto antes de seguir para as próximas paragens; 

É extremamente mais difícil transformar uma terra em uma área de preservação do que em uma mega plantação de soja ou cana ou ainda em pastos para criação bovina; existem diversas fontes de financiamento e inúmeros interessados. O próprio governo tem planos de incentivo para quem deseja explorar a terra para esses fins, ainda que tais práticas sejam nocivas e não sustentáveis - o que significa que depois de um tempo, a terra se torna praticamente improdutiva, ao invés de se renovar constantemente, a cada ciclo natural. Em geral, a única lógica observada é a do Capital e Lucro Acima de Tudo. Olhares inteligentes que apontam para a inviabilidade - inclusive econômica - desse tipo de postura são descartados e rotulados como extremistas, sonhadores, fanáticos, etc.

O Professor enfrenta as inimizades e os olhares suspeitosos inclusive de seus vizinhos, que o consideram incomum demais, desconectado do mundo e das questões financeiras do país. Para eles também não é interessante que a Cachoeirinha seja transformada em área de preservação ambiental, porque isso iria prejudicar e dificultar os negócios, como criação de gado. 

 

E no meio de tanto interesse envolvendo o uso destrutivo da natureza, o Professor Jací e alguns amigos, companheiros nessa aventura quixotesca e quase solitária, dedicam muitas forças para resistir à violação pelas normas cegas do capitalismo que só consideram os bens naturais como objetos de consumo e produção de riquezas comercializáveis. 

 

Estes são os assuntos tratados pelo documentário "Professor Jací" (título provisório) , que está em fase de edição, e tem previsão de lançamento para o 2o semestre de 2014.

Ficha Técnica: 

 

Direção e roteiro: Carolina Ghidetti

Produção: Cristina Ghidetti

Direção de fotografia, captação de imagens, captação de som direto e trilha sonora: Gustavo Lemos

Edição: Caetano Biasi

bottom of page